Foto: Nuno Patrício - RTP
O projeto "Ligue antes. Salve vidas" conseguiu evitar quase 300 mil idas às urgências no último ano e meio. A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde faz um balanço positivo.
O projeto visa retirar das urgências os doentes classificados como pouco ou não urgentes. Ou seja, os que receberiam, na triagem, as pulseiras verdes ou azuis.
Em entrevista à Antena 1, Ana Correia de Oliveira, vogal da Direção Executiva, assegura que o projeto está a dar frutos.
A Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim-Vila do Conde foi a primeira a acolher a iniciativa, em maio de 2023. Neste momento já existem 18.
O objetivo, diz Ana Correia de Oliveira é ir mais além para um alargamento nacional. Nas unidades onde o projeto está já em marcha, os doentes que não fizeram o contacto prévio recebem uma pulseira verde ou azul. Recebem também a possibilidade de uma consulta no Centro de Saúde no próprio dia ou no dia seguinte. Por isso, é importante ligar para a linha SNS24 (808 24 24 24) antes de ir à urgência.